Quem sou eu

Minha foto
Em breve papai e mamãe de primeira viagem

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Final de Semestre no UNASP

Olá amigos


Estamos no final de semestre de 2009 aqui no UNASP... TCC Apresentado em Pedagogia,.... Felicidades,.... Com isso quero compartilhar alguns jogos sonoros:


Jogo dos Pares Sonoros

MATERIAIS:
Potes plásticos (de iogurte) não transparentes ou garrafas plásticas encapadas
Materiais diversos: areia, pedrinhas, feijão, arroz, sementes, moedas, botões, etc.
Fita crepe

PREPARAÇÃO
Preparar, juntamente com as crianças, duplas de “chocalhos”. Encher potes, sempre de dois em dois, com o mesmo material, vedando-os com fita crepe. Se necessário, utilizar um funil para encher os potes.
Com crianças pequenas deve-se ter cuidado ao manipular objetos que podem ser levados à boca e engolidos

A ATIVIDADE
Misturar os “chocalhos” e pedir para que as crianças encontrem, pelos sons, os pares. Não há necessidade de identificar qual é o material, mas sim de encontrar os sons iguais.

Com Garrafas: Xilofone

MATERIAIS
4 ou 5 garrafas de vidro
Lápis ou colher
Papelão
Tesoura e caneta

PREPARAÇÂO
Colocar as garrafas enfileiradas em cima de uma tira de papelão, deixando uma distância de 4 cm entre elas. Riscar o fundo de cada garrafa no papelão e vazar cada círculo.
Dobrar os lados maiores do papelão aproximadamente 5 cm, formando um “banquinho” que servirá para dar estabilidade ao conjunto e impedir que as garrafas virem.

A ATIVIDADE
Encher as garrafas de água, observando que cada garrafa deve conter uma quantidade diferente de água. Ordenar as garrafas destampadas da mais vazia para a mais cheia ou vice-versa, e encaixá-las nessa ordem no papelão.
Para tocar, basta bater de leve com o lápis ou com a colher nas garrafas, que produzirão um som diferente de acordo com a quantidade de água.
Caso queira um xilofone colorido, pingar um pouco de tinta ou anilina na água das garrafas.

VARIAÇÕES
Produzir sons soprando na boca de garrafas vazias. O som varia de acordo com o tamanho e o material da garrafa.

Imagens apenas ilustrativa

Referência Bibliográfica
REIS, Sílvia Marina Guedes. 150 Idéias para o Trabalho Criativo com Crianças de 2 a 6 anos. 6ª Edição. Campinas, SP. Ed. Papirus, 2009.