Quem sou eu

Minha foto
Em breve papai e mamãe de primeira viagem

domingo, 10 de janeiro de 2010

Ano Novo com Mais Saúde - Receitas e Dicas para Um Feliz 2010

Olá amigos...
Acabei de ler um livro muito bom sobre os benefícios do limão e gostaria de compartilhar algumas maravilhas que encontrei para deixar registrado no mundo virtual:

DICAS PARA O LAR:

  • Panelas manchadas: colocar água, suco de limão e levar ao fogo baixo. As manchas sairão facilmente quando esfregadas com esponja.


  • Dizem que casca de limão e cravo espantam aquelas formigas de cozinha. Triturar a casca de 1 limão com 1 colher de chá de cravos-da-índia até obter uma pasta. Colocar no caminho das formigas.


  • Se num tecido lavável aparecer uma mancha de ferrugem, elimine-a da seguinte maneira: esfregar com limão e sal e colocar a peça no sol até secar. Depois, lavar normalmente com água e sabão.


  • Se o móvel de madeira manchou com tinta de caneta, lavar imediatamente com água fria e depois esfregar com suco de limão.


  • Para o tratamento da acne, preparar uma pasta de suco de limão e açúcar e aplicar sobre o rosto. A mesma pasta também serve para eliminar o excesso de oleosidade da pele.

PICLES MARROQUINO DE LIMÃO


Ingredientes: 12 ou mais limões, de acordo com o tamanho do frasco onde irá prepará-los, sal grosso, água mineral, azeite de oliva.
Preparo: Comprar um pote de vidro (incolor e transparente) de boca larga e com tampa de boa vedação. Lavar e esterilizar muito bem. Cortar os limões em 4 "pétalas" no sentido longitudinal sem, contudo, separá-las. Abrir como uma flor, colocar bastante sal grosso dentro e ir arrumando-os na posição emborcada para o fundo do frasco. Apertar bem uns sobre os outros, de tal forma que fique o mínimo de ar entre eles.
Ao final, acrescentar um pouco de água mineral e vedar com uns 3 dedos de azeite de oliva, de tal forma que a coluna de azeite fique cobrindo totalmente os limões. Tampar bem o frasco. Deixar em lugar abrigado por 3 semanas. Usar no preparo do arroz, de ensopados, de assados, etc., pois irá conferir maior digestibilidade e um sabor exótico.


PICLES INDIANO DE LIMÃO


Lavar 25 limões em água quente e enxugar com um pano limpo e seco. Cortar 12 limões inteiros (não é necessário descascar) em 8 partes iguais e reservar. Os outros 13 limões devem ser cortados ao meio, espremidos e, finalmente, cortados também em 8 partes iguais. Reservar o suco.
Colocar todos os limões cortados (os com a polpa e os sem) num pote limpo e grande de argila ou vidro (não pode ser de outro material).
Acrescentar a eles a seguinte mistura de especiarias: 30 gramas de cominho, 30 gramas de coentro seco moído, 15 gramas de cardamomo (ou sementes de mostarda) moído, 8 gramas de pimenta-do-reino preta moída na hora, 4 gramas de noz-moscada,  2 colheres de sopa de sal marinho, 4 colheres de sopa de melado. Acrescentar o suco dos limões, mexer e tampar. Manter o pote sob luz solar direta por quarenta dias.
Para evitar que se formem fungos, não permitir que nenhuma água ou utensílio úmido entre em contato com a mistura.
Agitar o pote diariamente para favorecer a integração dos sucos e temperos com as cascas.
Esse alimento impede o desenvolvimento de problemas gástricos no organismo e torna-se mais poderoso conforme amadurece. Ideal usar para acompanhar o almoço.

CÃIBRA:


Pode ser derivada de anemia, falta de potássio ou vitaminas do complexo B. As Terapias Leve e Intensiva do Limão podem tratar sua presença continuada. Os sucos desintoxicantes à base de clorofila, limão (polpa e casca) e lêvedo de cerveja são especialmente recomendados. Rabanete, nabo e banana, alimentos ricos em potássio, também devem ser ingeridos com maior freqüência.


DESÂNIMO:


6 folhas frescas de capim-limão, 1/2 xícara de folhas de hortelã, 1 xícara de brotos de alfafa e suco fresco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador, coar e servir imediatamente. O capim-limão tem ação relaxante e calmante. A hortelã é digestiva e auxilia em perturbações nervosas. Indicado também para gestantes e lactantes.


FRIEIRA:


Friccionar o local afetado com suco fresco de limão, 1 a 2 vezes por dia, até desaparecer os sintomas. Após o uso tópico do limão não pegar sol. Necessário antes realizar uma lavagem eficiente do local, eliminando todos os resíduos do limão e, finalmente, aplicar um protetor solar.


PARASITAS INTESTINAIS:


Ralar a casca de 1 limão e fervê-lo em 1 litro de água. Tomar este chá 3 vezes ao dia até perceber a eliminação dos parasitas.


AFTAS E FERIDAS:


Diluir o suco de 1 limão em igual volume de água morna. Fazer bochechos e gargarejos várias vezes ao dia.
Colocar num recipiente 1 colher de chá de suco de limão e 2 colheres de sopa de mel. Misturar bem. À noite, lavar áreas do corpo afetadas, enxugar bem e aplicar a mistura com o auxílio de um pincel. Esperar 20 minutos e tornar a a lavar a região com bastante água à temperatura ambiente.


REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:
TRUCOM, Conceição. O Poder de Cura do Limão. São Paulo, SP. Editora Alaúde, 2004.