Quem sou eu

Minha foto
Em breve papai e mamãe de primeira viagem

sábado, 13 de março de 2010

É Justamente nos Momentos de Crise que o Líder Verdadeiro Entra em Ação

Numa sala de reuniões de uma organização, em tempos em que as vendas estão em queda, o líder comum está nervoso com sua equipe de gestores. Agitando as mãos mostra os gráficos e, sem conseguir olhar nos olhos de cada ser humano, grita e ameaça-os: "VÃO TER QUE PROCURAR OUTRO EMPREGO, PORQUE NO MUNDO 'NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL'." A frase ao ecoar nas paredes da sala, parecia ter rasgado o ouvido de cada um, em meio ao silêncio, eles se entreolham, baixaram a cabeça, mas, de repente um braço se levanta.

E o líder comum, com o olhar tomado pela raiva, se prepara para triturar o atrevido gestor: "Qual é a sua pergunta?"
O gestor responde: "E o Beethoven?"
O líder comum, enfurecido e gritando, pergunta: "COMO ASSIM? O QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO DIZER COM, E O BEETHOVEN?"
O gestor, com humildade responde: "O senhor disse que no mundo 'ninguém é insubstituível'. O senhor sabe me dizer quem substitui o Beethoven?"
Por um instante o silêncio voltou a tomar conta da sala... só se ouvia a respiração, mas, novamente o atrevido gestor quebrou o silêncio e continuou questionando: "Quem substitui Albert Einstein, Gandhi, Martin Luther King, Walt Disney, João Paulo II, Madre Thereza de Calcutá, Frank Sinatra, Picasso, Santos Dumont, Jorge Amado, Ayrton Senna, Tom Jobim, Dorival Caymmi e outros tantos Líderes Verdadeiros, que não me vem a memória agora?"
- Quem vai substituir Michael Phelps nas piscinas? Quem vai substituir Tiger Woods nos campos de golfe? Quem vai substituir o exemplo de vida de Mandela na África do Sul, que ficou 27 anos preso, 20 anos numa solitária e quando sai da cadeia, sai falando em paz e amor, sendo que, uma das suas notáveis manifestações foi esta: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração do ser humano do que o ódio. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."

- Sabe chefe, até posso estar enganado, mas eu desconheço quem substituiu ou substituirá esses talentos, tanto os que já partiram, bem como os que ainda estão aqui. Todos eles marcaram ou estão deixando marcas positivas na história, porque fizeram ou estão fazendo o seu trabalho com paixão, ou seja, fizeram ou estão fazendo brilhar o seu talento e a sua paixão pelo trabalho que precisava ser feito.
- De modo que eu os considero sim insubstituíveis. Sabemos que todos tinham suas fraquezas, mas o que verdadeiramente importa, e que sentimos prazer quando ouvimos ou vemos esses talentos em ação, é porque estamos nos conectando com os seus resultados e com as suas inesquecíveis contribuições e, aqui nesta sala, cada ser humano que está na sua frente também tem seus talentos e nós podemos oferecer as nossas melhores contribuições pela nossa organização, depende apenas do senhor remover os obstáculos do nosso caminho.
- Gostaria agora de levar o senhor a uma profunda reflexão. Apenas, imagine se ao invés de nós, aqui nesta sala, os seus liderados fossem stalins, mussolinis, hitlers, bushs, chavez, morales, osamas bin laden, fernandinhos beira mar, todos os ditadores, todos os terroristas, todos os empresários e políticos corruptos, todos os traficantes e todos outros tipo de pessoas desta linhagem; com esses o senhor deveria gritar como está fazendo agora, ameaçá-los exatamente com esse seu olhar tomado pela raiva, dizendo: "VOCÊS VÃO TER QUE PROCURAR OUTRA COISA PARA FAZER, PORQUE VOCÊS SERÃO SUBSTITUÍDOS". Estes são os tipos de pessoas substituíveis! Aliás, o senhor deveria avisá-los que vão desaparecer, bem como que Gandhi disse em um dos seus piores momentos: "Quando me desespero, eu me lembro que durante toda a história o caminho da verdade e do amor sempre ganharam". Ainda existem tiranos e assassinos e por um tempo eles parecem invencíveis, mas no final, eles sempre caem. Pense nisso, sempre.
- O senhor poderia complementar, dizendo para eles que as nossas organizações e instituições necessitam de Líderes Verdadeiros, com princípios e valores morais e éticos, e uma ótima forma de encerrar esse discurso seria gritar bem alto: ESCUTEM BEM, A NOSSA SOCIEDADE NÃO ACEITA E NÃO VAI MAIS ACEITAR PESSOAS COMO VOCÊS, O MUNDO PRECISA DE PESSOAS QUE SEJAM honestas, humildes, pacientes, bondosas, comprometidas, respeitosas, que tenham capacidade de abnegação e de perdoar. E, assim, pode ser que o senhor escute a sua voz.
O líder comum escutava empaticamente o discurso, que mais se parecia com uma sinfonia, onde as palavras do gestor (Líder Verdadeiro) soavam como melodia, todos atentos, como se estivessem assistindo a reprise das três conquistas maravilhosas - os três títulos mundiais do Ayrton Senna, na F1. E a imagem que poderia se extrair naquele instante, naquela sala de reuniões, da fisionomia alegre, daqueles seres humanos talentosos, era uma obra de arte.
As organizações querem descobrir e reter no seu quadro de colaboradores pessoas talentosas, com paixão pelo que fazem, mas, no fundo muitos líderes dessas organizações continuam achando que os profissionais são peças substituíveis, quando se perde uma é só comprar outra, para por no lugar. E a única verdade é que cabe aos líderes, que ainda agem assim, reverem seus conceitos, não mais se utilizarem da arte da covardia com ameaças e gritos e, começarem a mudar o olhar sobre sua equipe, dirigirem seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro da equipe, fazer brilhar o talento individual e extrair de cada um, as suas melhores contribuições em prol do sucesso da organização.

O líder comum que ainda está focado em apenas "melhorar as fraquezas" da sua equipe corre o risco de barrar no seu time pessoas como Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo, Picasso por ser instável, Caymmi por ser preguiçoso, etc. E na sua gestão o sua organização teria perdido todos esses talentos?
Nos momentos de crise, pense no que Martin Luther King disse: "O verdadeiro valor de um ser humano não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele reage em momentos de adversidade, em tempos controversos e de desafios".
Missão da Minha Jornada:

Espalhar satisfação e influenciar a ocorrência da evolução humana por todo o tecido social em que eu estiver presente, contribuindo para o desenvolvimento pleno de todos.

Visão para Minha Jornada:

Até os meus 50 anos, quero inspirar e amplificar as potencialidades de mais de um milhão de pessoas, por meio das minhas mensagens, palestras e cursos.

Valor que rege a Missão e a Visão da Minha Jornada:

Amor - Mas não é o amor entendido comumente, o amor da paixão e de um homem por uma mulher, mas sim o amor da busca incessante pelo aperfeiçoamento, pela nobreza de caráter, pela justiça e pela caridade, compondo a solidariedade amorosa de que o mundo necessita hoje. É um amor que Paulo define na Carta aos Coríntios (13:1-4), que nos torna mais humanos, honestos, humildes, pacientes, bondosos, comprometidos, respeitosos, abnegados e, principalmente, livres de ressentimentos.



Créditos: A idéia de escrever esta mensagem surgiu ao receber um agradecimento da Vilma Somera - Personal Log - Grupo Grande ABC, que me enviou uma mensagem com o título - Ninguém é insubstituível - de Celia Spangher. Usei muitas partes da mensagem da Celia para escrever esta mensagem. Para a Vilma Somera, neste momento, presto total agradecimento e consideração. 
(Recebido por e-mail de Carlos Pozzobon)